Em sua 19ª edição, apresentações musicais, danças e encenação de grupos de estudantes anunciaram a abertura do Natal do Legislativo Repostagem: Por …
A necessidade de combater a violência contra as mulheres é um dos principais focos do mandato de Janete de Sá (PSB). Esse e outros temas são abordados pela deputada estadual na edição inédita do programa Com a Palavra, que estreou nesta sexta-feira (19) na programação da TV Ales. A entrevista também já pode ser assistida no YouTube.
Eleita deputada estadual pelo sexto mandato consecutivo, Janete de Sá conquistou 25.846 votos no pleito de 2022. A sua trajetória pública e política teve início na década de 1980 com a participação no movimento estudantil e sindical.
Formada em enfermagem e obstetrícia pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), entrou por meio de concurso público na então Companhia Vale do Rio Doce, em 1975. Foi a primeira e única mulher eleita presidente do Sindicato dos Ferroviários de ES/MG por três mandatos seguidos nos anos 1990.
Janete de Sá foi a primeira procuradora especial da Mulher na Assembleia, comandando o setor de outubro de 2017 a março de 2019. Em 2023, o Espírito Santo registrou 35 feminicídios. A deputada destacou que o machismo estrutural é uma das causas para esse grande problema.
“Eu fui uma das responsáveis por criar a Procuradoria Especial da Mulher nessa Casa. A gente trouxe uma assistência maior para a mulher e vem encorajando a mulher a denunciar, a não se calar perante as mais diversas agressões e violências aqui no Espírito Santo, por conta do machismo estrutural. No Espírito Santo, como está mais próximo da gente, a gente observa que é muito grande a violência contra a mulher”, disse Janete de Sá.
A pauta do bem-estar animal e de combate aos maus-tratos também foi pauta da entrevista. A deputada preside desde 2016 a CPI que apura casos de maus-tratos, além de comandar a Comissão Permanente de Proteção e Bem-Estar Animal, desde a sua criação, em 2023.
Acompanhe
O programa Com a Palavra é uma produção da TV Ales que permite aos capixabas conhecer um pouco mais sobre a atuação dos parlamentares estaduais. O programa vai ao ar em canal aberto e digital (3.2) e em canais por assinatura de segunda a sexta-feira, às 12 horas, com reprise às 18 horas e às 22h15. As edições do programa estão disponíveis no canal da Assembleia Legislativa no YouTube.