Em sua 19ª edição, apresentações musicais, danças e encenação de grupos de estudantes anunciaram a abertura do Natal do Legislativo Repostagem: Por …
A deputada Janete de Sá (PSB) anunciou na sessão virtual desta quarta-feira (30) que a Assembleia Legislativa (Ales) sediará, entre 21 e 23 de novembro, ação de uma clínica móvel para realizar a castração de até 120 cães e gatos. Conforme afirmou, será dada preferência para animais de rua e pertencentes a pessoas de baixa renda.
Um dos pontos a serem discutidos com segmentos da área é como será feita a tutela dos bichos que vivem na rua. A parlamentar explicou que eles precisam de cuidados provisórios após a realização do procedimento. “Vamos estar castrando animal de rua desde que alguém queira tutelar aquele animal por dez dias pelo menos”, disse.
Segundo Janete de Sá, o “castramóvel” será apresentado a vários municípios para que os prefeitos adotem ações de controle e de bem-estar animal. “É uma clínica sobre rodas adequada para poder dar um tratamento público qualificado a esses animais cuja prioridade nossa de castração é do animal de rua e do animal de pessoas de baixa renda”.
A presidente da CPI dos Maus-Tratos contra os Animais e da Comissão do Bem-Estar dos Animais pediu que os cidadãos denunciem essas ocorrências pelo e-mail: defesadosanimaises@gmail.com. De acordo com dados repassados por ela, entre abril e setembro de 2024 foram oficiados aos órgãos competentes 56 casos, com 43 resolvidos.
Transporte
Os deputados Coronel Weliton (PRD) e Engenheiro José Esmeraldo (PDT) pediram a solução de problemas relacionados ao trânsito. O militar reforçou a necessidade de asfaltamento de trecho de 24 km entre Iúna e Muniz Freire, que liga o Caparaó capixaba a Cachoeiro de Itapemirim. Conforme defendeu, a obra teria impacto positivo para o escoamento de produção rural e acesso turístico.
“Vai favorecer muito a todos os agricultores, todos os moradores dos municípios, até porque vai facilitar, uma rota alternativa, para que os turistas que vêm do Centro-Oeste do Brasil e Minas Gerais possam acessar o litoral sul do Espírito Santo”, salientou ele, ao pedir atenção por parte do governo do Estado.
José Esmeraldo foi outro a direcionar cobranças ao Executivo, mais especificamente à Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Espírito Santo (Ceturb-ES). Segundo o parlamentar, moradores do bairro Alto do Itacibá, em Cariacica, enfrentam dificuldades geradas pela ausência de cobertura de transporte coletivo. A região, de acordo com Esmeraldo, tem mais de mil residências e conta com todas as ruas asfaltadas.
Despedida
Com a voz embargada, o deputado Julio da Fetaes (PT) se despediu dos colegas com os quais conviveu nos últimos quase quatro meses. Ele revelou que a partir da semana que vem o correligionário João Coser retoma a titularidade do assento no Legislativo após pedido de afastamento.
Julio, que tomou posse em 8 de julho, recebeu palavras de apoio do Delegado Danilo Bahiense (PL) e Zé Preto (PP) e fez uma reflexão sobre o período como parlamentar “Quatro meses é pouco perto de quatro anos de legislatura. Mas o tempo é muito relativo. A intensidade, a qualidade e o resultado não são medidos pela escala que é o tempo”, avaliou.
Antes, porém, frisou a necessidade para que a Cesan ou a Prefeitura de Nova Venécia assumam a responsabilidade para resolver o problema no fornecimento de água no distrito de Cedrolândia. “Aqueles moradores têm passado por maus bocados na qualidade da água, a deficiência de atendimento àquelas pessoas”. Na sessão de terça-feira (29), o deputado Engenheiro José Esmeraldo também denunciou a qualidade da água na comunidade rural.
Julgamento
A deputada Camila Valadão (Psol) se manifestou para defender a condenação dos envolvidos na morte da vereadora Marielle Franco, colega de partido, que atuava na capital do Rio de Janeiro e foi assassinada em 2018. Ela lembrou que nesta quarta tem início o julgamento dos responsáveis pelo crime. “Esperamos que no julgamento de hoje nós tenhamos a condenação desses assassinos para que a gente possa começar a fazer justiça”, reforçou.
Ordem do Dia
O deputado Tyago Hoffmann (PSB), relator do veto parcial ao Projeto de Lei (PL) 267/2024 na Comissão de Justiça, manteve o pedido de prazo para avaliar o impedimento do Executivo à proposta. O veto encabeçava a pauta da Ordem do Dia da sessão desta quarta e, devido ao pedido de prazo regimental, as demais matérias não puderam ser avaliadas porque a pauta está “trancada”. Os itens retornam para análise dos deputados na sessão de segunda-feira (4).